domingo, 27 de fevereiro de 2011

BARROCAS - BAHIA: SUA CAMINHADA POLÍTICA

Barrocas ontem.


1. INTRODUÇÃO
2. BARROCAS EMANCIPADA
3. BARROCAS VOLTA À CONDIÇÃO DE DISTRITO DE SERRINHA
4.BARROCAS NA LUTA PELA REEMANCIPAÇÃO
5. BARROCAS NOVAMENTE LIVRE
6. JOSÉ EDÍLSON DE LIMA FERREIRA É REELEITO PREFEITO
7. JOSÉ ALMIR, TERCEIRO PREFEITO DE BARROCAS
8. BARROCAS: DEZ ANOS DE INDEPENDÊNCIA



1. INTRODUÇÃO

Com a eleição de João Barbosa de Oliveira para prefeito de Serrinha, com mandato de 14 de março de 1948 a 30 de janeiro de 1951, foi eleito como primeiro representante de Barrocas na Câmara Municipal, o senhor Joaquim Otaviano de Oliveira. No mandato do Dr. José Vilalva Ribeiro (Dr. Zezito) (31/01/51-06/04/55), foi eleito vereador representando Barrocas, o senhor José Ezequiel de Barros, oriundo de Sergipe, vindo como Agente da Leste Brasileiro para Barrocas.

Com a Lei Estadual nº 628 de 30 de dezembro de 1953, Barrocas passou à categoria de Distrito de Serrinha, continuando ser representada pelo senhor Barros. Nessa época, com o apoio do então Governador do Estado da Bahia, Dr. Luiz Regis Pereira Pacheco, foi construído o açude público que muitos benefícios trouxe à população.

Tentando eleição pelo Partido de Representação Popular (PRP) e partidos coligados o senhor Horiosvaldo Bispo dos Santos (Lourinho), com seu slogan “Um tostão contra o milhão”, conseguiu derrubar uma oligarquia de mais de 30 anos e teve como adversário o Coronel Nenezinho Carneiro e forças do Partido Social Democrático (PSD).

O primeiro mandato de Horiosvaldo foi de sete de abril de 1955 a cinco de abril de 1959. O senhor José Ezequiel de Barros, tendo tentado a reeleição de vereador, como representante de Barrocas pelo PSD, e o senhor João Gonçalves Pereira Neto como candidato pelo PRP, não foram eleitos. O senhor João Gonçalves Pereira Neto ficou na primeira suplência e Barrocas sem representação na Câmara.

No período de 07/04/1959 a 06/04/1963, foi eleito para prefeito de Serrinha o senhor Carlos de Freitas Mota e representando Barrocas na Câmara Municipal o senhor João Olegário de Queiroz (primeiro mandato) e Joaquim Otaviano de Oliveira (segundo mandato).

De 07/04/63 a 07/04/67, foi Prefeito o senhor Horiosvaldo Bispo dos Santos (segundo mandato) e representantes de Barrocas João Olegário de Queiroz (segundo mandato) e Joaquim Otaviano de Oliveira (terceiro mandato).
De 07/04/67 a 31/01/71, Carlos de Freitas Mota foi Prefeito de Serrinha e os representantes de Barrocas João Olegário (terceiro mandato) e Joaquim Otaviano (quarto mandato). Em sete de abril de 1969 a Câmara cassou o mandato do senhor Joaquim Otaviano por ter faltado a quatro sessões extraordinárias consecutivas no mês de março. A cassação foi fundamentada no item III, artigo 8º da Lei 201 de 27 de fevereiro de 1967 e também com base no Ato Institucional nº 05 de 13 de dezembro de 1968, e por não ter comparecido às solenidades comemorativas da Revolução de 31 de Março de 1964, na sessão do dia.

De 01/02/1971 a 31/01/1973 - Prefeito de Serrinha foi o senhor Aluízio Carneiro da Silva e representantes de Barrocas os vereadores João Olegário de Queiroz (quarto mandato) e Roque Avelino de Queiroz Filho (primeiro mandato).
De 01/02/1973 a 31/01/1977 - Prefeito de Serrinha o senhor Mariano de Oliveira Santana e representando Barrocas: João Olegário de Queiroz (quinto mandato) e Roque Avelino de Queiroz Filho (segundo mandato).

De 01/02/1977 a 31/01/1983 Prefeito Serrinha senhor Aluízio Carneiro da Silva, representantes de Barrocas: João Olegário (sexto mandato) e Roque Avelino (terceiro mandato).

De 01/02/1983 a 03/12/1988 - Prefeito de Serrinha Antônio Josevaldo da Silva Lima e representantes Barrocas: João Olegário (sétimo mandato) e Roque Avelino (quarto mandato).

Nesse período, João Olegário renunciou ao cargo de vereador de Serrinha para candidatar-se a prefeito de Barrocas. Ganhou a eleição em primeiro de novembro de 1985, tomando posse em primeiro de janeiro de 1986. Com a emancipação de Barrocas, o vereador Roque Avelino Queiroz deixou de ser representante do novo município e continuou na Câmara Municipal de Serrinha.
Em 31/12/1988, por ordem judicial, julgado o processo de anulação da elevação à categoria de cidade, Barrocas retornou a condição de Distrito de Serrinha, voltando a ser representada pelo vereador Roque Avelino de Queiroz. Com o falecimento de Eronilton Cosme Carneiro de Oliveira, assume o suplente Joseval Ferreira Mota.

De primeiro de janeiro de 1993 a 25 de julho de 1996, sendo prefeito de Serrinha o senhor Claudionor Ferreira da Silva, foram representantes de Barrocas os senhores Luís dos Santos Queiroz (Pimba), Roque de Avelino Queiroz Filho (Roquinho), Joseval Ferreira Mota, Eronildes Avelino de Queiroz (Bimba) e José Edílson de Lima Ferreira.

(Conf. Tasso Franco: Serrinha - A colonização Portuguesa numa cidade do Sertão Baiano).

2. BARROCAS EMANCIPADA

Barrocas hoje.

Com o desenvolvimento de Barrocas, seus filhos e moradores acharam justo que o distrito passasse à condição de cidade, emancipando-se de Serrinha. Como distrito, toda a arrecadação de Barrocas ia para os cofres da sede sem ter o devido retorno. Foi então que surgiu um movimento em prol da emancipação de Barrocas encabeçado pelas lideranças políticas locais.
Finalmente, depois de tantos esforços de sua gente, em força da Lei Estadual nº 4.444 de nove de maio de 1985, Barrocas foi emancipada.


Em 15 de novembro do mesmo ano, foi eleito Prefeito Municipal da nova cidade o senhor João Olegário de Queiroz, tendo como seu vice o senhor Josemir Araújo Lopes.
João Olegário de Oueiroz - primeiro prefeito municipal de Barocas


A Câmara Municipal estava constituída dos seguintes vereadores:
 
Miguel Carvalho de Queiroz (Guel);
Moacyr Carvalho de Queiroz;
Luiz dos Santos Queiroz (Pimba de Ziza);
João de Mata Queiroz (Joanísio);
José Nário de Queiroz (Genário);
João Batista de Queiroz (Dão do Limoeiro);
Abílio Cardoso de Oliveira;
Joseval Ferreira Mota;
Justiniano de Jesus Mota (Tinho da Lagoa da Cruz).

Os eleitos tomaram posse cobertos por uma liminar, pois a criação do município estava sub judice, em virtude de um processo que corria na Justiça Federal em Brasília, contra a emancipação.
A solenidade da posse aconteceu no dia primeiro de janeiro de 1986 presidida pelo Meritíssimo Juiz Dr. Emílio Salomão Pinto Resedá, que estava substituindo o titular da Comarca de Serrinha.

3. BARROCAS VOLTA À CONDIÇÃO DE DISTRITO DE SERRINHA


A emancipação de Barrocas contrariou os interesses dos Municípios de Serrinha, Teofilândia e Araci. Diante disso, por intermédio de cinco eleitores, influenciados por políticos da região, foi pedida, em 31 de dezembro de 1988, uma representação alegando inconstitucionalidade da Lei Estadual que emancipou Barrocas.
Julgada e deferida a solicitação de anulação, Barrocas voltou a condição de Distrito de Serrinha, após ter funcionado legalmente como município, com todos os direitos e deveres que lhe competiam, da data de sua emancipação até 31 de dezembro de 1988.
Diante de tamanha injustiça e barbaridade que foi a impugnação da emancipação de Barrocas, os seus amigos - políticos partidários ou não - jamais perderam a esperança de rever Barrocas independente. Solidários, foram à luta.


4. BARROCAS NA LUTA PELA REEMANCIPAÇÃO


Voltando à condição de distrito de Serrinha, Barrocas viveu um período de 13 anos de estagnação. Diante de uma injustiça e barbaridade tão grandes, os barroquenses jamais perderam a esperança de rever sua terra independente. Mantiveram-se solidários e a luta pela reemancipação continuou.

Em 1995, Edilson foi convidado a se candidatar a vereador por Serrinha, representando Barrocas; aceitou e foi eleito. Do grupo de João Olegário, só Edilson foi eleito, enquanto os adversários elegeram três vereadores. No início, Edilson ficou sozinho na luta pela reemancipação de Barrocas. Depois, mesmo sofrendo a pressão dos políticos de Serrinha, os outros três vereadores - Joseval Ferreira Mota, Roque Avelino de Queiroz e outro - coligaram-se ao grupo de João Olegário, com Edilson, enfrendando a resistência de Serrinha e continuaram lutando pela volta de Barrocas à condição de município independente.
Como vereador de Serrinha e representante de Barrocas, Edilson e seu grupo político procurou, não o então governador César Borges, mas o Senador Antônio Carlos Magalhães (ACM), pedindo que ele se interessasse pela reemancipação de Barrocas. ACM, prontamente, pediu apoio para o candidato a deputado estadual e seu amigo pessoal Tarzan, da cidade de Valente-BA. O apoio foi prometido e o candidato começou a mandar tratores para limpar tanques, construir e melhorar as estradas vicinais do município, fazer campos de futebol e providenciar carros-pipas para distribuir água ao povo durante a falta de chuvas. Os eleitores estavam entusiasmados com o candidato, garantindo-lhe os votos.
Vinte dias antes das eleições, ACM convidou Edilson a Salvador e comunicou-lhe que não era mais para dar os votos a Tarzan e sim ao médico oftalmologista de Salvador, Dr. Vespasiano Santos (também candidato a deputado estadual) alegando que Tarzan estava com o índice de votos baixos nas pesquisas.

Esse fato causou um transtorno muito grande no meio do grupo político local. Tarzan, conhecendo ACM, teve que concordar em retirar sua candidatura. Edilson voltou de Salvador com Vespasiano e Tarzan para explicar e justificar a mudança. Pela liderança que Edilson e seu grupo tinha junto à população, não foi difícil para eleitores entenderem a mudança de intenção de votos.
ACM recomendou que os eleitores de Barrocas dessem 800 votos a Vespasiano – se bem que ele quisesse menos votos. Mas qual não foi a surpresa, quando abriram as urnas e lá havia 2.854 votos para o seu protegido! Foi eleito. Com esse resultado, o Senador ficou entusiasmado e declarou para os dirigentes políticos de Serrinha que Barrocas tinha lideranças próprias e que a reemancipação sairia em breve.
Vespasiano eleito, ACM indica-o na Assembleia Legislativa para formar uma comissão juntamente com a Comissão Territorial para formalizar um plebiscito pro-reemancipação de Barrocas; indicou também o advogado Dr. Celso Castro para fazer parte dos trabalhos,uma vez que já conhecia o assunto, pois tinha participado do primeiro plebiscito .

Iniciou-se a organização dos documentos para oo plebiscito, dentro de um prazo muito apertado. Edilson e Joseval chegaram a dar até duas viagens a Salvador, no mesmo dia, para levar documentos.

Aconteceu o plebiscito e o resultado foi favorável à reemancipação.

5. BARROCAS NOVAMENTE LIVRE


No dia 30 de março de 2000 foi aprovada, por unanimidade, a Lei Estadual nº 7.620 e sancionada pelo Governo do Estado, recriando o Município de Barrocas. Esta vitória foi alcançada graças aos esforços dos políticos do “Grupo Barrocas Livre”, à participação decisiva do Deputado Estadual Vespasiano Santos e ao apoio do Senador Antônio Carlos Magalhães.

Começa a campanha eleitoral. José Edilson (foto abaixo) sai candidato a prefeito - tendo que renunciar o cargo de vereador de Serrinha - e Joseval a vice em sua chapa.



Joseval Ferreira Mota Vice-prefeito

Para a Câmara foram eleitos os seguintes Vereadores:

Abelardo dos Santos Oliveira,
Gerson de Queiroz Ferreira,
Gilberto de Queiroz Brito (Betão),
João Luiz Damião,
Joilton Avelino de Queiroz,
José Eides Avelino de Queiroz,
Joaquim João de Oliveira,
Justiniano de Jesus Mota,
Luiz dos Santos Queiroz (Pimba de Ziza).

Com o falecimento de Abelardo dos Santos Oliveira antes de terminar o mandato, foi empossado o suplente José Queiroz da Silva (Sapinho). A posse ocorreu no dia primeiro de janeiro de 2001.

Daqui em diante, inaugura-se uma nova era na história de Barrocas, que só vem desenvolvendo-se e embelezando-se, para orgulho de seu povo e de seus amigos.

6. JOSÉ EDÍLSON DE LIMA FERREIRA É REELEITO PREFEITO


(2005-2008)

Nas eleições do dia três de outubro de 2004, o povo de Barrocas confirma no cargo de prefeito municipal José Edílson de Lima Ferreira e seu vice Joseval Ferreira Mota por mais quatro anos.

Foram eleitos vereadores:

Gerson de Queiroz Ferreira - reeleito
Gilberto de Queiroz Brito (Betão) - reeleito
João Luiz Damião - reeleito
Joilton Avelino de Queiroz
José Queiroz da Silva - reeleito
José Renivaldo de Oliveira (Banha)
Justiniano de Jesus Mota (Tininho da Lagoa da Cruz) - reeleito
Maria Lucenir Mota Oliveira (Ceni do Oricuri).
Miguel Carvalho de Queiroz.

7.  JOSÉ ALMIR, TERCEIRO PREFEITO DE BARROCAS




Na campanha política de 2004 para prefeito municipal e vereadores, o grupo político ao qual pertencia o então prefeito José Edilson, escolheu José Almir Araújo Queiroz (Almir de Maciel) (foto), como seu candidato a prefeito municipal de Barrocas, tendo como vice em sua chapa, João da Mata Queiroz (Joanísio).

Joanísio - Vice-prefito
Almir venceu a eleição e tomou posse em primeiro de janeiro de 2010. A Câmara de Vereadores ficou assim constituída:

Ailton Ferreira de Queiroz
Gilberto de Queiroz Brito (Betão)
João Luiz Damião
Jose Eclécio Queiroz da Silva
José Inácio Pinto Pereira
Jose Santiago de Carvalho
Júlio de Oliveira Mota
Miguel Carvalho de Queiroz (Guel)
Waldir Ferreira Queiroz.

8. BARROCAS: DEZ ANOS DE INDEPENDÊNCIA


No dia 30 de março de 2010, a população de Barrocas comemorou os 10 anos de emancipação política da cidade, com celebração religiosa em ação de graças, manifestações cívicas, culturais e recreativas marcaram o dia.

A imprensa local e regional registrou os fatos. Representantes políticos do Estado e da região estiveram presentes prestigiando o povo de Barrocas e seus representantes políticos. Em entrevista à imprensa, várias lideranças locais se manifestaram.

Joseval Ferreira Mota – ex-vice-prefeito duas vezes e vereador por Serrinha, representando Barrocas – assim se expressou:

"Fui ser vereador por Serrinha em 1989 e jurei lutar até vê Barrocas livre; toda oportunidade que aparecia, nós estávamos lá falando de emancipação".
“Sentimos na pele o dissabor de voltar a pertencer a Serrinha e hoje temos motivos de festejar uma Barrocas Livre e desenvolvendo a cada ano",
“Imaginamos em 1991, depois 1996, em 1998, deu certo e em 2000 o município descolou e até hoje é só progresso".
“Em 2007, o povo do município levou um novo susto, quando surgiram comentários que a emancipação pudesse cair por causa do artigo 18, da emenda constitucional nº 15, que proibia as assembléias legislativas aprovarem emancipações dos municípios”.
"Mais uma vez, nos unimos aos outros 56 municípios que tinham o mesmo problema e conseguimos regularizar a PEC 12 e hoje estamos definitivamente livres”, concluiu Joseval.

José Edilson de Lima Ferreira, ex-prefeito, falou emocionado:

"Trinta de março é a data mais importante para nós. Foram muitas viagens a Salvador e lá recebíamos a confirmação do senador Antônio Carlos Magalhães (ACM) e do deputado Vespasiano Santos que o município seria emancipado e quando voltávamos, os adversários da nossa luta diziam que Barrocas nunca iria ser reemancipada. Foi um período de tensão, mas vencemos".
“Em 2001, não tinha sequer uma cadeira para sentar e aos poucos fomos trabalhando e em oito anos fizemos muito mais do que fizeram em mais de cem anos como povoado e distrito" – concluiu.

O secretário de finanças Jailton Lima, disse:

”Não paramos um dia nesses dez anos. Foi assim nos dois mandatos de Edilson e nesses 15 meses de Almir de Maciel”.
Jai, como o secretário é conhecido, falou ao Coité Notícias, dizendo que “a cada dia existe uma novidade no governo” e relacionou algumas ações que estão por vir, a exemplo do estádio, “que será brevemente licitado; o acesso em pista dupla do Povoado de Santa Rosa a sede do município; praça e pavimentação no Cedro, a escola no povoado de Barreira, que está 40% de sua obra em andamento; reforma e ampliação das escolas Júlio Virgílio e Jorge Luiz, além da reforma das 31 escolas municipais" - lembrou.

Ele também relatou as obras de infraestrutura da rua da estação, “onde serão utilizados R$ 400.000,00 (quatrocentos mil) e no Alto do Ipê, R$ 600.000,00 (seiscentos mil), referentes a emendas parlamentar do deputado Antônio Carlos Magalhães Neto (DEM)”.

O Secretário de Finanças finalizou dizendo que é bom lembrar que a Prefeitura de Barrocas entra com a contrapartida de 30% ou 40% nestas obras que estão sendo executadas.

O prefeito José Almir Araújo de Queiroz afirmou que “este será um ano 10. Superamos
a crise de 2009 e estamos otimistas com este ano, pois vivemos o nosso primeiro ano com muita dificuldade”.
O Prefeito afirmou também que está confiante de que as obras prometidas pelo Governador do Estado sejam realizadas, “a exemplo da duplicação do trecho até Santa Rosa, do sistema de água de Barreira I e a pavimentação do Povoado de Alambique”.

Maria Ferreira de Queiroz, moradora da comunidade do Periquito e que participou de todos os festejos dos dez anos de emancipação política, afirmou:
"Isso sim é presente para a cidade: além de festa, o que queremos são obras que vão beneficiar todos nós que moramos aqui. Estamos felizes pelo trabalho que Almir está desenvolvendo e é isso que nós queremos, é isso que merecemos”.
Encerrando os festejos, o Prefeito agradeceu a presença de toda a população:
Bolo de aniversário de 10 metros,
comemorando os 10 anos de emancipação política de Barrocas

"Quero agradecer a cada um que acreditou no meu trabalho e hoje estamos aqui com muita alegria comemorando mais um aniversário de Barrocas, e quero agradecer imensamente todos os secretários e funcionários da Prefeitura que colaboraram para que este evento acontecesse. Sem eles, seria impossível. Obrigado a todos".

Para alegria de todos os barroquenses, de todos os amigos de Barrocas e de suas lideranças políticas, parte das obras anunciadas como presente de aniversário do município já está concluída – a exemplo da duplicação da estrada até Santa Rosa – e outras em andamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário